4 ERROS QUE MUITOS COMETEM AO TENTAR AUMENTAR AS VENDAS PELA INTERNET

25/01/2018

Fernando Moreira


My Image

O título desse post é animador. Não é verdade? O fato é que muitas pessoas irão se encantar por pensar que podem aumentar as vendas 10 vezes mais...

Antes de tudo é preciso saber se você vai conseguir vender 10 vezes mais, ou se você vai conseguir entregar 10 vezes mais qualidade para seus clientes. Isso é um  fator que se deve levar em conta em qualquer estratégia de marketing, pois, caso contrário irá ocorrer uma série de frustrações por parte do empreendedor, o o resultado pode ser devastador.

Antes de mais nada, reflita sobre essas três perguntas:

- Sua empresa está pronta para aumentar suas vendas em 10x ou mais?
- Será que sua equipe está apta para atender a demanda e a agenda cheia de serviços?
- Será que você vai conseguir entregar 10x mais qualidade?



Isso pode ser desanimador ou frustrante, mais você só vai conseguir aumentar as vendas em 2 vezes ou 10 vezes mais quando aprender a gerenciar o que já tem agora...

 

Então vamos ao que interessa. Confira a lista dos 4 erros que muitos cometem ao tentar aumentar as vendas pela internet!

 

1 - TER MAIS FANS NO FACEBOOK


A maioria esmagadora dos empresários pensam que a solução para vender mais pela internet é ter mais pessoas curtindo e seguindo a página no Facebook. As pessoas associam que quanto mais curtidas uma marca tiver no facebook, mais autoridade ela vai ter e as pessoas irão entender que é uma empresa grande ou muito querida, e dessa forma terão mais vendas.

Porém, não é necessariamente assim que funciona.

Não estamos falando que isso não seja importante, pois toda boa estratégia de marketing digital trabalha diretamente as redes sociais (principalmente o Facebook), para que as pessoas conheçam a marca e se envolvam com a página da empresa, e isso gera curtidas e engajamento.

A quantidade de fans no facebook não significa que as vendas da sua empresa irá aumentar. Ou seja, não quer dizer que se sua marca tiver 10 vezes mais fans, ela terá 10 vezes mais vendas.

Em outras palavras queremos dizer que é necessário ter uma estratégia muito mais planejada, e bem mais integrada do que trabalhar o número de seguidores e curtidas em uma fanpage.

Portanto, não adianta a sua página ter 10, 20, ou 30 mil curtidas se as vendas da sua empresa estão caindo.


 

2 - INVESTIR EM ADWORDS SEM ESTRATÉGIA


Da mesma forma que as pessoas acham que simpesmente ter mais fans no Facebook irá gerar mais vendas, muitos acreditam que simplesmente criar anúncios no Google Adwords com palavras chave relacionadas ao seu negócio e levar mais visitantes para o site, irá aumentar as vendas.

NÃO ADIANTA COMPRAR TRÁFEGO, SE NÃO EXISTIR UMA ESTRATÉGIA DE CONVERSÃO POR TRÁS DO FUNIL. 

Não é aconselhável investir em anúncios no Google, se a campanha não estiver sendo bem trabalhada, seja em termos de aquisição, como em estratégias de conversão dos visitantes.

O máximo que uma empresa pode conseguir se não tiver a estratégia de conversão é conseguir vários visitantes, porém, com uma taxa baixíssima de vendas, e além disso, desperdiçar dinheiro.

 


3 - NÃO DEFINIR UMA META PARA AGÊNCIA OU FUNCIONÁRIOS


Não definir uma meta clara e objetiva para a equipe de marketing da empresa pode resultar em grandes perdas, seja por motivo de não ter um caminho ou processo para seguir, ou por não ter fases corretas de atração de clientes. 

Se uma empresa está iniciando no marketing digital para aumentar as vendas, sem sombra de dúvidas, o primeiro passo a ser dado é definir uma meta clara para ser alcançada em um período previsível. 

Quando falamos em metas, são metas reais de vendas. 

Muitas empresas começam a semana, o mês ou o ano sem saber onde eles querem chegar. Essas empresas, na maioria das vezes, não possuem uma meta financeira, um plano de ação ou uma mensuração para chegar naquela meta.

Portanto, a falta de uma meta clara para uma empresa é um erro gravíssimo que muitos empresários cometem.


 

4 - NÃO MENSURAR OS RESULTADOS


Esse é um erro muito comum no mundo do marketing digital...

Muitas pessoas simplesmente olham o Analitycs da sua empresa uma vez por mês. Aqui na Avanço Digital alguns clientes contatam a gente, e comentam que nunca olharam o Google Analitycs da empresa deles. E a causa para isso sempre é a falta de estratégia por trás da tentativa de aumentar as vendas utilizando a internet.

O que recomendamos é que seja feita uma análise diária. Não somente uma análise grossa, sem planejar uma ação após o resultado do estudo, mais sim analisar a fundo quais são, por exemplo, os principais canais de atração para o site, ou, onde as pessoas mais acessam o seu site, se é no computador ou no smartphone, entre outras.

Não mensurar é um erro grave que muitos empresários cometem.



 

BÔNUS - NÃO TER UM FUNIL DE VENDAS DEFINIDO


Não importa se o seu site tem muitas visitas, se o seu canal do Youtube tem muitas visualizações, se a sua página do Facebook tem muitas curtidas ou se a sua lista de email está com milhares de assinantes.

Todo esse potencial provavelmente está sendo desperdiçado se você não segue uma estratégia para transformar seu público em cliente. 

Na internet, fazemos isso através do funil de vendas. O nome é funil justamente porque a pessoa entra como público-alvo e sai como cliente comprador. 

Um funil de vendas eficaz utiliza estratégias que englobam diversas áreas, como a produção de conteúdos, divulgação nas redes sociais, construção de listas de email, criação de anúncios online diversos…  

Portanto, se sua empresa não tem um FUNIL DE VENDAS BEM DEFINIDO, ela pode estar perdendo grandes chances de aumentar as vendas por meio da internet.


 

CONCLUSÃO


Esses são os 4 erros que você não deve cometer em sua estratégia de marketing digital para aumentar suas vendas:

1 - Achar que ter mais fans no Facebook é igual a ter mais vendas;
2 - Investir em Adwords sem estratégia;
3 - Não definir uma meta clara de vendas;
4 - Não mensurar os resultados e "navegar pelo desconhecido";
5 - Não ter um FUNIL DE VENDAS BEM DEFINIDO.



 

QUER TER UM ACOMPANHAMENTO EXCLUSIVO?


Estamos a disposição para atender sua empresa da melhor maneira possível e sabemos que o seu desejo é aumentar o faturamento do seu negócio através da internet. 

Portanto, se você deseja receber uma CONSULTORIA EXCLUSIVA para saber por onde começar a investir no marketing digital,
entre em contato com nossa equipe. Estamos te aguardando para iniciar uma nova jornada de prospecção na sua empresa! :) 


Agora é sua vez. Coloque em prática essa checklist todas as vezes que for iniciar uma nova estratégia de marketing para aumentar suas vendas. Lembre-se que todos os pontos aqui são importantíssimos, então não deixe nada de lado. Caso você tenha alguma outra dica para a nossa lista ou queria fazer algum comentário sobre nossa seleção, utilize a aba de comentários abaixo!