7 DICAS INFALÍVEIS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS DE FORMA ESTRATÉGICA

16/02/2018

Fernando Moreira

My Image



Será que sua empresa tem um planejamento de marketing eficaz em funcionamento? Se você acha que sua empresa já faz todas as estratégias de marketing possíveis, é precisa rever esse conceito. Chegou a hora de sua empresa vender mais, por meio de um bom plano de marketing.

Nós listamos 7 dicas infalíveis para aumentar as vendas do seu negócio em tempos de crise e de forma estratégica. Confira:

Então… Vamos lá!
A primeira dica é:

 

1- Atendimento


Por incrível que pareça, a maioria das pesquisas de satisfação atuais indicam que muitas empresas pecam em atendimento. Quando falamos de “atendimento”, queremos dizer a excelência no atendimento. Ou seja, atender os clientes da melhor forma possível. 
 
  • É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações. 
  • Recepcione, identifique-se e deixe o cliente conhecer a empresa, fazendo com que ele se identifique com o que está oferecendo;
  • Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo para dar um posicionamento pela demora;
  • Sempre faça um acompanhamento, ligue para ver se estava tudo certo e avalie o atendimento e a satisfação.
 

2- Ações em datas comemorativas


Faça campanhas nas datas comemorativas, nas festas de fim de ano ou simplesmente mande um e-mail de feliz aniversário para os seus clientes. Essa é uma forte ferramenta para ser lembrado e, consequentemente, vender mais.


3- Fidelizar os clientes

Atendimento personalizado e contato frequente pelas redes sociais ajudam o consumidor a virar seu freguês. É sempre bom manter seus clientes fiéis a sua marca, mais para isso é preciso muito esforço e dedicação, assim como estratégias essenciais. 

- Conheça seus clientes
Ofereça vantagens para quem mais compra o seu serviço ou produto e para quem indica a sua empresa. Pode ser um brinde, desconto ou qualquer outra conveniência especial, como parcelamento diferenciado.

- Estabeleça vínculos  
Seja no  mundo físico ou virtual, permita sempre que o cliente possa registrar sugestões ou reclamações. Oriente os operadores dos caixas a perguntarem se faltou algum produto e se ele foi bem atendido na loja, por exemplo.

- Faça das novidades um novo contato  
Procure identificar os clientes que são formadores de opinião e têm redes de contatos significativas  se bem trabalhados, eles poderão se tornar seus melhores aliados.

- Estabeleça presença nas redes sociais
O mundo virtual tornou-se um importante aliado das empresas, portanto estabeleça a sua presença por lá. Crie sua conta no Facebook e Instagram. São canais importantes para você enviar notícias sobre seu negócio e acompanhar os comentários que os clientes farão espontaneamente.



4- Divulgar sua empresa no bairro

Apesar do amplo crescimento do marketing digital, o uso de folder e folheto continua válido em muitos momentos. Aproveite para divulgar os seus produtos e serviços na região em que está a sua empresa e nos bairros onde estão os seus clientes em potencial. Vale a pena também divulgar sua empresa em portais de anúncios regionais online, como O Melhor do Bairro, que oferece vantagens excelentes para as empresas anunciantes, como por exemplo: destaque exclusivo, apenas uma empresa anuncia em cada bairro por segmento, entre outras.


5- Campanhas de e-mail marketing

Aproveite para montar campanhas de e-mail marketing com frequência, para oferecer novas soluções, contar casos de sucesso, mostrar investimentos que foram feitos, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e promover campanhas. A princípio o e-mail marketing pode parecer uma ferramenta inexpressiva, mas, se você entender o objetivo, temos certeza que será uma excelente forma de sua empresa vender mais.


6- Trabalhe no seu diferencial

Atirar para todos os lados pode acabar comprometendo o desempenho da empresa. Para potencializar as chances de sucesso, identifique o diferencial competitivo do negócio – como preço ou qualidade – e aposte nele. Também é fundamental entender o que o seu cliente busca. “Ao focar no público, a empresa se torna competente e adquire o seu diferencial”.


7- Produza conteúdo (marketing de conteúdo)

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios. De acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo, a definição de marketing de conteúdo é: 

Marketing de conteúdo é uma estratégia de longa duração, baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através do fornecimento de conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para eles.

Eventualmente quando o cliente toma uma decisão de compra, a lealdade dele já está em suas mãos – ele está dando preferência para comprar o seu produto, ao invés das opções dos seus concorrentes.